Importância da Decoração e Arquitetura Empresarial

Alguns empresários passam meses e até anos patinando em suas estratégias de vendas, marketing, administração e outras áreas. Esses são pontos importantes a se preocupar em um negócio, porém é importante trabalhar em um ambiente confortável, com uma arquitetura empresarial que passe uma mensagem de conforto e bem-estar aos funcionários.

E muitos casos contrários o trabalho pode se tornar desagradável e totalmente desanimador para os colaboradores daquela empresas.

Muitas vezes esse cenário nada favorável pode surgir pois muitos empresários não conhecem a importância da decoração e arquitetura empresarial e o impacto que isso pode gerar no negócio.

Cada pessoa passa cerca de 45 horas por semana exercendo diversas atividades no trabalho.

Levando em conta que cada semana possui 168 horas, os funcionários de uma empresa passam mais de 25% de seu tempo no trabalho, e por isso é importante pensar em fornecer aos colaboradores um ambiente no mínimo agradável e inspirador.

Qual a importância da decoração e arquitetura empresarial no meu negócio?

Com o passar dos anos e a evolução do mercado e dos negócios, novos projetos de arquitetura corporativa surgiram para suprir as necessidades de muitos departamentos de comunicação nas empresas.

E são esses projetos que desencadeiam diversos fatores a serem conquistados com esse investimentos na decoração e arquitetura do seu negócio.

 Ter a cara do seu negócio/identidade da empresa

Projetos de sucesso de arquitetura empresarial precisam ter um ponto registrado essencialmente, e esse ponto é: precisa ser a “cara do seu negócio”. É sempre importante através de um projeto como esse, transmitir com clareza qual o DNA daquela empresa, qual sua essência e o que ela pretende alcançar.

Esses pontos para o projeto estão desenhados na própria cultura organizacional da sua empresa para passar uma mensagem correta aos clientes, fornecedores e colaboradores.

Aumenta a produtividade

Um projeto deve envolver principalmente um bom planejamento para proporcionar um bom rendimento e uma ótima produtividade dos colaboradores.

Um ambiente adequado ao departamento devem influenciar no estilo de trabalho e engajar ainda mais os funcionários em um espaço confortável, comodidade e acima de tudo a segurança.

Essa é uma forma de cuidar da mão de obra que possui otimizando o espaço de trabalho e as relações entre a equipe. Também, lembrando que a decoração e a mobília também deve ser adequada ao ambiente que deseja proporcionar aos colaboradores.

Particularidades de cada negócio

Cada empresa possui suas próprias características e pontos focais, o que a torna única. Através desses pontos é formado o que se chama de cultura organizacional da empresa. Assim, a partir de suas particularidades vão surgindo os traços de cada negócio e/ou departamento.

E esses pontos únicos são importantes para traçar o perfil dos funcionários, o tipo de ambiente que será instaurado e também o espaço físico contando com o mobiliário. Os ambientes podem ser diversos, e podem variar com as características do departamento que será instalado naquele espaço.

Ambientes minimalistas

Os ambientes minimalistas são indicados para negócios ou departamentos onde os funcionários precisam permanecer focados e sem nenhum tipo de distrações para alcançar alguma meta ou resultado esperado.

Esses ambientes normalmente prezam por um espaço mais tranquilo e com uma decoração mais discreta, optando por uma mobília com cores claras e sem a presença de elementos distrativos. Já a iluminação pode ser feita através de painéis de vidros e uma iluminação geral com luz branca. Esse tipo de ambiente também pode ser adotado em escritórios administrativos ou até clínicas e consultórios.

Ambientes irreverentes

Os ambientes irreverentes tem como principal objetivo provocar estímulos contínuos nos funcionários. Esse tipo de ambiente normalmente é usado em departamentos ou negócios criativos e mais descontraídos.

É muito comum encontrar paredes ou pisos coloridos que brinquem com a imaginação e ambientes de trabalho alternativo com puffs e sofás, criando um espaço de descanso e também recreação. Esse tipo de ambiente é muito usado em agências de marketing, publicidade ou tecnologia e empresas de comunicação.

Arquitetura Empresarial e Ambientes Acolhedores

As empresas que tem uma constante visitação de clientes, optam por ambientes acolhedores, onde as pessoas possam se sentir confortáveis.

Um fator importante é que nesses casos a aparência pode se tornar um fator competitivo, quando a venda de um negócio está em jogo. Normalmente esses ambientes procuram trazer uma decoração mais quente e rústica investindo em uma mobília de madeira e plantas naturais no local.